Anuncie no blog

Anuncie no blog

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Saiba como impedir a atualização que a Microsoft tanto força para o para o Windows 10

Recentemente a Microsoft informou que 110 milhões de computadores já foram atualizados para o Windows 10. Para menos de três meses é um número legal, mas a Microsoft quer mais. A qual custo? Aparentemente, o que for preciso. A empresa está tentando vencer os usuários mais resistentes pelo cansaço.
Quem ainda está no Windows 7 ou 8.X já deve ter visto um insistente pop-up na bandeja oferecendo a atualização do Windows 10. A cada reinicialização ele retorna e um ícone persistente fica ao lado do relógio:
Notificação para agendar a instalação do Windows 10.
Agora, a Microsoft passou a adotar táticas ainda mais invasivas para “estimular” a atualização. O ZDnet relata que contadores regressivos e um botão que sobrepõe as demais atualizações do sistema no Painel de Controle têm sido vistos em versões anteriores do sistema. A saída, pelo jeito, é atualizar.
Por que não fazer isso, então? Há diversos motivos, de hardware e software incompatíveis ao receio dos bugs iminentes de qualquer novo Windows. Sem falar no mero comodismo, afinal, por que mexer no que está funcionando? (Eu mesmo, antes de perder meu notebook Windows, estava bastante satisfeito com o 8.1 e sem pressa alguma de atualizá-lo.)
Isso fica ainda mais compreensível antes a nova abordagem do Windows 10, de ser tratado como serviço pela Microsoft, ou seja, com atualizações regulares que alteram diversos aspectos do sistema sob o risco maior delas causarem problemas colaterais — acerta aqui, estraga ali; quem nunca? É de se esperar que pessoas mais conservadoras ou profissionais que trabalham em funções críticas e/ou com software especializado queiram mais tempo antes de atualizar.
O Windows 10 é gratuito e, pelo que todos comentam, um passo na direção certa. Nem mesmo aquele FUD em torno da privacidade pareceu afetar o bom julgamento que os usuários mais desprendidos, ávidos por novidades, e especialistas e repórteres de tecnologia fazem do sistema. Logo, precisa de todo esse desespero para atualizar a base de usuários? Talvez sim se você promete ter um bilhão de dispositivos rodando determinada versão em menos de três anos, mas vamos com calma, não passamos de três meses ainda…
As pessoas, obviamente, estão respondendo. Visual Gupta, MVP da Microsoft, publicou um extenso guia sobre como remover manualmente o ícone de atualização ao Windows 10 da bandeja das versões anteriores.
Outro trabalho, esse ainda mais conveniente, é o de Josh Mayfield. Ele desenvolveu um pequeno utilitário, chamado GWX Control Panel, que combate as táticas controversas da Microsoft para empurrar o Windows 10. Seu app faz as seguintes ações:
  • Para, temporariamente ou em definitivo, o ícone/pop-up de atualização para o Windows 10 na bandeja do sistema.
  • Desabilita atualizações automáticas do sistema no Painel de Controle.
  • Localiza a pasta onde ficam os arquivos de instalação do Windows 10, que podem chegar a ocupar até 6 GB de espaço em disco. Há relatos de que eles podem ser baixados na surdina e sem o consentimento do usuário, outra grande bola fora da Microsoft.
O GWX Control Panel surgiu por uma necessidade de Mayfield, que trabalha com hardware e software que, no momento, ou apresentam incompatibilidades ou simplesmente não funcionam no Windows 10. Ele notou que os tutoriais para barrar o assistente de atualização eram complicados, então se dispôs a fazer algo que fosse “tão fácil que até minha mãe poderia usar”. Pelo visto, conseguiu.
Infelizmente, esta luta se tornou uma espécie de briga de gato e rato. Mayfield avisa, na página do GWX Control Panel, que nem sempre seu utilitário é capaz de barrar a insistência da Microsoft. Ele nota, por exemplo, que atualizações da Microsoft (provavelmente esta) são capazes de restaurar a opção de atualização automática do sistema operacional.
Outra situação que no momento não é contornável é aquela em que o Windows oferece apenas a opção de reagendar a atualização, com direito a um intimidador contador regressivo na janela:
Reagendamento da atualização para o Windows 10.

TEXTO ORIGINAL: Manual do Usuário/Rodrigo Ghedin


0 comentários:

Postar um comentário

# Compartilhar