Fonte: http://www.techtudo.com.br/
A Microsoft não oferece mais suporte oficial ao Windows XP, e isso pode estar na raiz de um problema sério que afeta os usuários do sistema operacional. Uma pesquisa realizada pela empresa de segurança digital Proofpoint revela que, desde que o antigo sistema operacional foi abandonado pela fabricante, hackers passaram a dedicar ainda mais tempo para criar vírus e malwares para ele.
O Windows XP permanece muito popular no mundo. O percentual de computadores com a versão ativa chega a 24% do total de PCs no planeta, o equivalente 1,5 bilhões de máquinas. Sejam legítimos ou pirateados, esses sistemas operacionais são alvos fáceis para cibercriminosos, que multiplicam botnets, criando uma rede de computadores infectados com o sistema.
A pesquisa revelou uma rede, criada por um grupo russo, composta por 500 mil computadores hackeados, a maioria era dos Estados Unidos. Eles foram infectados por um código malicioso chamado Qbot, capaz de roubar dados bancários e outras informações valiosas, além de "sequestrar o computador" para ajudar em invasões de data centers empresariais. Mais da metade dos PCs invadidos pelo grupo rodam Windows XP.
Windows XP ainda é muito popular no mundo todo (Foto: Reprodução/NetMarketShare)
Qual é o melhor navegador? Opine no Fórum do TechTudo.
Segundo os pesquisadores que identificaram o problema, todo usuário de Windows XP está propenso a sofrer ataques do tipo, é um caminho sem volta. Por isso, é necessário realizar o upgrade o mais rápido possível para, pelo menos, o Windows 7.
A Microsoft parece estar ciente do problema e deve lançar seu recém-anunciado Windows 10, em 2015, que, segundo rumores, terá uma atualização gratuita, em uma oferta extensível a donos de PCs com a antiga versão do software instalada.
Fonte: http://www.techtudo.com.br/
0 comentários:
Postar um comentário