Anuncie no blog

Anuncie no blog

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Aprenda a usar o pendrive como um sistema operacional móvel

Rodar um sistema operacional completo em um pendrive pode ser uma alternativa para usuários que precisam recuperar dados em um computador com problemas. Há vários métodos para realizar o procedimento com distribuições Linux, além do Windows 8.1 para tentativas mais incisivas.
Baixe grátis nosso app 'Hambbly Informatica' para android ou para Iphone e Windows Phone e receba dicas e notícias de informática e tecnologia no seu Smartphone.
Veja o passo a passo e aprenda a criar um "sistema operacional de bolso". A solução também é útil para resgatar arquivos de HDs potencialmente comprometidos e de sistemas danificados e inoperantes. 
Saiba como carregar um sistema operacional completo no pendrive (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Saiba como carregar um sistema operacional completo no pendrive (Foto: Luciana Maline/TechTudo)
Para realizar o passo a passo, você vai precisar de um computador que esteja funcionando corretamente, porta USB e pendrive. Além disso, faça o download do aplicativo UNetBootIN. O programa é gratuito e simples de usar.
Baixe grátis nosso app 'Hambbly Informatica' para android ou para Iphone e Windows Phone e receba dicas e notícias de informática e tecnologia no seu Smartphone.
Passo 1. Depois de baixar o app, execute o UNetbootin. Não é necessário instalar o programa;
UNetbootin é gratuito e não requer instalação na máquina (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)UNetbootin é gratuito e não requer instalação na máquina (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
Passo 2. Com o UNetbootin rodando, é hora de definir as configurações do nosso sistema operacional de bolso. Nesse caso, vamos escolher o Ubuntu, que é a versão do Linux mais difundida e acessível para quem não tem conhecimentos aprofundados sobre o sistema livre;
Selecione a versão Linux desejada na lista (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Selecione a versão Linux desejada na lista (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
Passo 3. Depois de escolhido o sistema operacional, é hora de escolher a versão que você deseja instalar no pendrive. Há uma infinidade de versões, entre as mais atuais e antigas. Neste caso, a escolhida é a 14.04 Live de 64 bits e que é bastante estável. Independente da edição numérica, é interessante escolher uma variação Live, que permite rodar o sistema direto do pendrive, sem instalação;
Selecione a versão desejada do sistema operacional (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Selecione a versão desejada do sistema operacional (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
Passo 4. Agora é hora de selecionar a unidade em que o pendrive está conectado. No nosso caso, trata-se da E:. Configure o programa de acordo com o seu caso;
Localize a unidade referente ao seu pendrive no UNetbootin (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Localize a unidade referente ao seu pendrive no UNetbootin (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
Passo 5. Certifique-se de marcar, no canto superior esquerdo do UNetbootin a opção “Distribuição”. Ao fazer isso, o próprio aplicativo irá baixar uma imagem ISO do Ubuntu para instalar no pendrive;
Ao selecionar a opção Distribuição, o UNetbootin irá baixar o sistema operacional (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Ao selecionar a opção "Distribuição", o UNetbootin irá baixar o sistema operacional (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
Passo 6. A outra opção requer que você baixe diretamente a ISO do Ubuntu via Internet. Nesse caso, você deve marcar a opção “Imagem de Disco”. Em seguida, clique no botão “…” para apontar o caminho da ISO que você baixou conforme mostra a imagem acima;
Se preferir, você pode baixar a imagem ISO do sistema escolhido por sua conta (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Se preferir, você pode baixar a imagem ISO do sistema escolhido por sua conta (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
Passo 7. Para este tutorial, o download foi selecionado via UNetbootin. Aguarde o procedimento de instalação da ISO encerrar;
Programa se encarrega de baixar o sistema (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Programa se encarrega de baixar o sistema (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
Passo 8. Depois que o UNetbootin concluir o processo de instalação, seu pendrive deve conter uma cópia do Ubuntu, que pode ser inicializada no boot do computador. Para testar, acesse o conteúdo do drive USB e execute o arquivo “wubi.exe”;
Depois que o UNetbootin encerrar suas tarefas, você deverá ter uma cópia funcional do Ubuntu em seu pendrive (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Depois que o UNetbootin encerrar suas tarefas, você deverá ter uma cópia funcional do Ubuntu em seu pendrive (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
Passo 9. Uma tela de boas vindas lhe dará orientações sobre como rodar o Ubuntu do pendrive. Caso queira usar o sistema para testar, será necessário reiniciar a máquina para que o boot ocorra via pendrive.
A partir daí, o UNetbootin faz tudo sozinho (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) (Foto: A partir daí, o UNetbootin faz tudo sozinho (Foto: Reprodução/Filipe Garrett))A partir daí, o UNetbootin faz tudo sozinho (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
Pronto. Agora você tem um sistema operacional de bolso, pronto para ajudar a resgatar arquivos comprometidos e sistemas inoperantes.

Baixe grátis nosso app 'Hambbly Informatica' para android ou para Iphone e Windows Phone e receba dicas e notícias de informática e tecnologia no seu Smartphone.

FONTE(S): TECHTUDO
TEXTO ORIGINAL: TECHTUDO/FILIPE GARRETT

0 comentários:

Postar um comentário

# Compartilhar