Fonte: http://escreveassim.com.br/
O Android é um sistema operacional móvel que por muito tempo estava restrito somente a smartphones e tablets, embora mesmo com estas restrições o sistema há muito tempo já contava com suporte para periféricos como mouse e teclado. – estes que podem ser utilizados sem problema em qualquer tablet ou smartphone. No entanto, com o advento de versões não oficiais do Android projetadas exclusivamente para arquitetura de hardware x86 da Intel para diversos dispositivos como TVs, Gadgets, Decodificadores etc, levaram os desenvolvedores oficiais do projeto Android para um caminho diferenciado.
Fonte: http://escreveassim.com.br/
Os usuários de PCs – Windows/Linux (Mac OS e Unix hoje também) não estão mais restritos ao uso do Android somente para dispositivos móveis, pois agora podem experimentar oAndroid 4.4 KitKat em seus computadores comuns "padrão x86" graças à liberação da versão oficial do sistema operacional Android-x86 para a mesma arquitetura de processadores Intel de 32 & 64 bits nos PCs.
O Android-x86 estende o suporte para vários fabricantes de hardware como Dell, HP, Lenovo, Acer etc, com um fácil processo de instalação e configuração sendo muito similar a certas distribuições Linux na hora de instalar.
Vamos lá! Se você possui um desktop ou notebook encostado ou até mesmo por curiosidade em saber como é rodar o Android em computadores comuns a hora é agora!
Vamos lá! Se você possui um desktop ou notebook encostado ou até mesmo por curiosidade em saber como é rodar o Android em computadores comuns a hora é agora!
A versão do que iremos instalar é Android KitKat 4.4-r1 x86 (link para download no final do artigo) justamente por ser a versão x86 mais recente e estável do sistema Android. – lembrando que nada impede você de instalar outras versões disponibilizadas aqui.
Pré-requisitos essenciais
- Um computador padrão (notebook/desktop) de 32 ou 64bits. (processadores Intel ou AMD x86 ou x64).
- Unidade USB / DVD inicializável
- Arquivo de imagem ISO do Android KitKat 4.4-r1 x86
Preparação
Aqui existem 2 métodos: Gravar a imagem ISO em uma mídia CD/DVD ou através de uma unidade USB inicializável. – Utilize o UNetbootin para tornar seu dispositivo USB (Pen Drive/HD externo/SD etc.), com uma partição ativa e posteriormente adicionar o Android x86 do arquivo ISO. [O dispositivo USB será formatado, todos os dados ali serão apagados].
- No Unetbootin clique na opção Imagem de Disco e selecione o arquivo ISO (android-x86*.iso) que você baixou anteriormente e OK.
Não se esqueça de escolher o método de inicialização pretendido (DVD/USB) na BIOS/UEFI do seu PC.
Inicialização
Ligue o computador com a inicialização pretendida: dispositivo USB ou CD/DVD. – imediatamente será apresentada uma interface do UNetbootin com as seguintes opções:
- Live CD – Run Android-x86 without installation – Executar o Android como um "live cd" sem instalá-lo no disco.
Se você está iniciando neste mundo de sistemas operacionais, ou não quer que o Android-x86 interfira no seu atual sistema operacional padrão, vá de "live cd". Caso você optar por esta opção, lembre-se que toda a vez que este sistema for executado, você sempre terá que inserir suas informações no Android (conta Gmail, Rede Wi-fi, plano de fundo, widgets etc.) pois a mesma não grava nada no disco. É recomendada para quem quiser testar o sistema.
- Installation – Esta opção nada mais é do que instalar o Android-x86 no disco. É recomendada para os mais experientes ou aqueles que desejam manter o PC com o sistema operacional sempre instalado por padrão. – aqui informações como contas, apps, configurações etc, sempre ficarão gravadas, ou seja, quando o PC for reiniciado, o sistema estará do mesmo jeito de quando você o desligou.
Iniciando a instalação
Após o carregamento do sistema, que levará menos de 5 minutos é mostrada a tela de configurações. Exatamente igual aos dispositivos móveis como tablets e smartphones.
Não se preocupe com periféricos como mouse e teclado, eles funcionarão perfeitamente. Se você está em um notebook por ex., basta inserir os dados e conectar em sua rede Wi-fi. Insira também sua conta Google para instalar aplicativos e ter acesso ao Gmail.
Parece que temos um tablet gigante com widgets, email, launcher e aplicativos. – todos disponíveis no Android 4.4 x86.
Exatamente como nos dispositivos móveis, clique com o mouse e arraste para baixo para exibir o menu de opções.
Não se preocupe com a conexão de internet caso seu PC não tenha Wi-fi. – assim como o meu, tudo funcionará perfeitamente via cabo de rede.
O sistema Android 4.4 x86 já vem com"root" por padrão. Isso dá acesso irrestrito não só aos aplicativos comuns, mas também aos apps que precisam do "super usuário".
E falando em aplicativos… o que seria de nós sem os benditos aplicativos, livros e filmes disponíveis na loja Google Play?
O Android 4.4 baseado na arquitetura Intel x86 é tão impressionante rodando em um PC comum que resolvi fazer um teste: Instalar um aplicativo cliente RDP para acesso remoto em sistemas operacionais Windows. – Tudo funcionou perfeitamente… Sério! Através do mouse/teclado me senti utilizando um cliente RDP do próprio Windows.
Finalizando…
Bom pessoal, é isso! Não há muito o que falar sobre o Android-x86. – Fácil de instalar, fácil de configurar e perfeito para ser o sistema operacional principal em um PC ou até mesmo uma alternativa aos sistemas operacionais pagos como Windows ou "difíceis" como Linux. Provavelmente se este Android-x86 for instalado em um notebook, é possível que o sistema operacional traga mais recursos. – talvez Bluetooth, câmera, gerenciamento da bateria etc.
O Android KitKat 4.4-r1 x86 está disponível no link abaixo, assim como a ferramentaUNetbootin. Divirtam-se!
Fonte: http://escreveassim.com.br/
0 comentários:
Postar um comentário