Fonte: http://en.wikipedia.org/
Windows XP foi lançado em várias edições desde o seu lançamento original em 2001.
Windows XP foi lançado em várias edições desde o seu lançamento original em 2001.
Windows XP está disponível em vários idiomas. [ 1 ] Além disso, os add-ons que traduzem a interface do usuário também estão disponíveis para determinados idiomas.
Home e Professional [ editar ]
As duas primeiras edições lançadas pela Microsoft são o Windows XP Home Edition, projetado para usuários domésticos, eo Windows XP Professional, projetado para empresas e usuários avançados.
Windows XP Professional oferece uma série de recursos não disponíveis na Home Edition, incluindo: [ 3 ]
- A capacidade de se tornar parte de um domínio do Windows Server , um grupo de computadores que são gerenciados remotamente por um ou mais servidores centrais.
- Um controle de acesso esquema que permite que permissões específicas em arquivos a serem concedidas a usuários específicos em circunstâncias normais. No entanto, os usuários podem usar diferentes do Windows Explorer (como ferramentas cacls ou File Manager ), ou reiniciar para o modo de segurança para modificar listas de controle de acesso.
- Área de Trabalho Remota do servidor, o que permite que um PC para ser operado por um outro usuário do Windows XP através de uma rede local ou pela Internet.
- Arquivos e pastas off-line, que permitem que o PC para armazenar automaticamente uma cópia de arquivos de outro computador em rede e trabalhar com eles enquanto estiver desconectado da rede.
- Encrypting File System , que criptografa arquivos armazenados no disco rígido do computador de modo que não pode ser lido por outro usuário, mesmo com acesso físico ao meio de armazenamento.
- Características administração centralizada, incluindo as políticas de grupo, instalação de software automática e manutenção, perfis de usuários móveis, e serviço de instalação remota (RIS).
- Internet Information Services (IIS), HTTP da Microsoft e do servidor FTP.
- Suporte para dois físicas unidades de processamento central (CPU). (Porque o número de núcleos de CPU e Hyper-Threading capacidades de processadores modernos são considerados parte de um único processador físico, CPUs multicore são suportados usando XP Home Edition.) [ 4 ] [ 5 ]
- O Windows Instrumentation Management Console (WMIC): WMIC é uma ferramenta de linha de comando projetado para facilitar a recuperação da informação WMI sobre um sistema usando palavras-chave simples (aliases).
- A capacidade de mudar rígido do tipo de armazenamento em disco de básico para dinâmico e vice-versa.
Edição N [ editar ]
Em março de 2004, a Comissão Europeia multou a Microsoft em € 497 milhões ( R $ 395 milhões ou US $ 784 milhões ) e condenou a empresa a oferecer uma versão do Windows sem o Windows Media Player . A Comissão concluiu que a Microsoft "quebrouUnião Europeia o direito da concorrência, aproveitando sua quase monopólio no mercado de sistemas operacionais para PC, nos mercados para o grupo de trabalho do servidor e sistemas operacionais para players de mídia ". Depois de apelos sem sucesso em 2004 e 2005, a Microsoft chegou a um acordo com a Comissão sempre que lançaria uma versão tribunal compatível, o Windows XP Edição N. Esta versão não inclui o Windows Media Player empresa, mas sim incentiva os usuários a escolher e baixar suas próprias media player. Microsoft queria chamar essa versão reduzida Media Edition , mas os reguladores da UE se opuseram e sugeriram a Edição N nome, com o N significando "não com o Media Player" [ 6 ] , tanto para edições Home e Professional do Windows XP. Porque ele é vendido ao mesmo preço que a versão com o Windows Media Player incluído, Dell , Hewlett-Packard , Lenovo e Fujitsu Siemens preferiram não estocar o produto. No entanto, a Dell não oferecem o sistema operacional por um tempo curto. O interesse dos consumidores foi baixo, com cerca de 1.500 unidades vendidas para OEMs , e não relatou vendas para os consumidores. [ 7 ] [ 8 ] [ 9 ] [ 10 ]
As edições N do Windows XP também não incluem o Windows Movie Maker , mas a Microsoft fez esta disponível como um download separado. [ 11 ]
K & KN [ editar ]
Em dezembro de 2005, a Comissão de Comércio Justo coreano ordenou que a Microsoft fazer edições disponíveis do Windows XP e Windows Server 2003 que não contenham o Windows Media Player ou Windows Messenger . [ 12 ] Assim como a decisão da Comissão Europeia, esta decisão foi baseada nos fundamentos que Microsoft tinha abusado da sua posição dominante no mercado a empurrar outros produtos para os consumidores. Ao contrário do que a decisão, no entanto, a Microsoft também foi forçado a retirar as versões não-conformes do Windows do mercado sul-coreano.
As edições K e KN do Windows XP Home Edition e Professional Edition foram lançadas em agosto de 2006, e só estão disponíveis em Inglês e coreano. Ambas as edições contêm links para terceiros de mensagens instantâneas e media player software. [ 13 ]
Home Edition ULCPC [ editar ]
Esta edição do Windows XP Home é destinado para a venda com certos netbooks "low-cost" e aparecerá rotulado como "Windows XP Home Edition ULCPC" (com "ULCPC" pé de "ultra-baixo custo computador pessoal"). [ 14 ]
Professional lâmina PC Edition [ editar ]
Esta versão vem pré-instalado em soluções OEM fornecendo desktops no PC Blade hardware. Além de uma cópia do Windows XP Professional, que inclui uma licença de Área de Trabalho Remota. [ 15 ]
Starter Edition [ editar ]
Windows XP Starter Edition é uma versão de baixo custo do Windows XP disponível na Tailândia, Vietnã, Turquia, Indonésia, Índia, Filipinas, Colômbia, Brasil, Argentina, Peru, Bolívia, Chile, México, Equador, Uruguai, Malásia e Venezuela. É similar ao Windows XP Home, mas está limitado ao hardware low-end, só pode executar três programas ao mesmo tempo, e tem algumas outras características ou removido ou desativado por padrão.
De acordo com um comunicado de imprensa da Microsoft, o Windows XP Starter Edition é "uma introdução de baixo custo para o sistema operacional Microsoft Windows XP projetado para usuários de primeira viagem PC desktop em países em desenvolvimento . "
Especialização [ editar ]
O Starter Edition inclui alguns recursos especiais para determinados mercados onde os consumidores não podem ser alfabetizados computador . Não encontrado na Home Edition, estas incluem localizadas recursos de ajuda para aqueles que não podem falar Inglês, um computador wallpaper específico de cada país [ 16 ] e screensavers , e outras configurações padrão projetadas para facilitar o uso de instalações típicas do Windows XP. A versão da Malásia, por exemplo, contém um fundo de tela do Kuala Lumpurskyline.
Além disso, o Starter Edition também tem algumas limitações únicas para evitar que ele deslocando versões mais caras do Windows XP. [ 17 ] Apenas três aplicativos podem ser executados ao mesmo tempo sobre a Starter Edition, e cada aplicação pode abrir um máximo de três janelas. A resolução máxima da tela é de 1024 × 768, e não há suporte para rede grupo de trabalho ou domínios. Além disso, o Starter Edition é licenciado apenas para processadores low-end como o da Intel Celeron ou AMD Duron e Sempron .Há também um limite de 512 MB de memória principal e um limite de tamanho de disco de 120 GB. [ 17 ] Microsoft não deixou claro, no entanto, se este é o espaço total em disco, por partição, ou por disco. Também há menos opções para personalizar a temas, desktop e barra de tarefas.
Adoção pelo mercado [ editar ]
Em 9 de outubro de 2006, a Microsoft anunciou [ 18 ] que atingiu um marco de um milhão de unidades do Windows XP Starter Edition vendido. No mercado de massa, no entanto, o Starter Edition não teve muito sucesso. Em muitos mercados onde está disponível,rachados ou versões piratas das versões mais sofisticados do Windows são mais populares do que suas contrapartes legais. Nestes mercados, rachados ou software pirata, como XP Professional podem ser obtidas em um shopping. Essas lojas geralmente cobram apenas para a quantidade de CDs / DVDs do software ocupa, e não o valor real de varejo. Cópias piratas do Windows XP Professional normalmente custa $ 0,70 USD (só usa um CD) em comparação ao redor $ 30 USD para uma cópia devidamente licenciada do XP Starter. [ 19 ] [ carece de fontes? ]
Media Center Edition [ editar ]
Ver artigo principal: Windows XP Media Center Edition
Veja também: Windows Media Center
Esta edição, que foi "Freestyle" durante o seu desenvolvimento com o codinome, foi lançado pela primeira vez em Setembro de 2002. [ 20 ] A versão inicial estava disponível apenas em conjunto com computadores, que incluiu capacidades de media center, e não poderia ser adquirido separadamente. A primeira grande atualização foi lançada em 2004 e distribuído pela Tier 1 OEMs que já havia vendido o Windows XP Media Center Edition PC, e depois atualizado novamente em 2005, que foi a primeira edição disponível para integradores de sistemas . Muitos dos recursos do Windows XP Media Center Edition 2005 (incluindo dançarinos de tela, lista de reprodução automática DJ, e protetores de tela visuais high end) foram retirados do Windows XP Plus! pacotes. Estes foram originalmente enviado como add-ons para o Windows XP para melhorar a experiência dos usuários de sua máquina Windows XP.
Lançamentos [ editar ]
Uma versão prévia do Windows XP Media Center Edition da divisão eHome da Microsoft, foi mostrado como CES 2002, com a versão final lançada em julho de 2002. [ 21 ]
- Windows XP Media Center Edition ("Freestyle", Julho de 2002) [ 22 ] Esta foi a versão original. Atualizações para esta versão adicionou recursos como ajuste de rádio FM. Esta versão combinada com as atualizações é por vezes referido como o Windows XP Media Center Edition 2003 . [ 23 ]
- Windows XP Media Center Edition 2004 ("Harmonia", Setembro de 2003) [ 24 ] Windows XP Service Pack 2 versões atualizações anteriores do MCE para este.
- Windows XP Media Center Edition 2005 ("Symphony", outubro de 2004) [ 25 ] é a primeira edição do MCE disponíveis para os construtores não-Tier 1 do sistema. Entre outras coisas, inclui suporte para Extensores do Media Center e suporte de gravação de CD / DVD-Video. [ 26 ]
- Update Rollup 2 para o Windows XP Media Center Edition 2005 ("Emerald", Outubro de 2005) [ 27 ] [ 28 ] é uma grande atualização para o MCE 2005 (Symphony) e foi um download recomendado. Ele adiciona suporte para o Xbox 360 como um extensor de media center, DVB-T transmissões, e suporte para dois sintonizador ATSC cartões.
Após o lançamento de 2005, a Microsoft concentrou seus esforços na construção de novo centro de mídia recursos para o Windows Vista Home Premium "" e as edições do "Ultimate", que, ao contrário das versões do Windows XP Media Center Edition, estão disponíveis para compra no varejo sem o necessário hardware.
Características [ editar ]
A característica mais notável exclusivo para esta edição é o Windows Media Center, que oferece uma grande fonte, a interface acessível remotamente (" interface de usuário de 10 pés ") para a televisão visualização no computador, bem como a gravação e reprodução, um guia de TV, DVD de reprodução, reprodução de vídeo, visualização de fotos e reprodução de música. Ao contrário de concorrentes comerciais gravador de vídeo digital produtos, a Microsoft não cobra uma taxa de assinatura mensal para o seu serviço de guia de TV Media Center.
Devido a requisitos de hardware rigorosos, a Microsoft não vende Media Center Edition nos mercados de varejo ao longo do edições Home e Professional. Microsoft só distribui para MSDN assinantes e OEM System Builders em determinados países. Os consumidores compram geralmente Media Center pré-instalado em um computador novo, ou de um revendedor que vende versões OEM do software Microsoft.
Media Center Edition foi a única edição orientada para o consumidor do Windows XP que foi atualizado com novos recursos em uma base anual, durante os cinco anos de desenvolvimento do Windows Vista . O lançamento MCE 2005, por exemplo, inclui uma atualização para o Windows Movie Maker que suporta gravação de DVDs, um novo estilo visual chamado de " Royale ", o suporte para Extensores do Media Center , e SoundSpectrum G-Force visualizações som 's. A Microsoft também lançou o seu própriocontrole remoto , receptor e infravermelho Blaster com MCE 2005. Um novo projetado especialmente sem fio teclado de computador para MCE 2005, foi lançado em setembro de 2005.
Usando Extensores do Media Center ou o Xbox 360 , Media Center Edition também é capaz de se conectar e transmitir gravado TV, música e imagens, através de uma conexão de rede.
Media Center Edition mantém a maioria dos recursos incluídos no Windows XP Professional, pois é simplesmente um addon para Professional, instalado quando fornecido com uma chave de produto válida MCE durante a instalação. Todas as características profissionais foram deixados em, incluindo área de trabalho remota e do sistema de arquivos com criptografia , no entanto, a capacidade de aderir a um Active Directory domínio foi removido como ele é comercializado como um produto para casa sem a necessidade de suporte de domínio. Um valor no registro é tudo o que é necessário para contornar essa restrição; [ 29 ] se a instalação do MCE 2005 é uma atualização no local a partir de uma versão anterior já se juntou a um domínio, essa capacidade é mantido, a menos que um usuário utiliza um Windows Media Center Extender: neste caso, tal capacidade é perdida e não pode ser restaurado. Presumivelmente, a Microsoft introduziu esse limite porque os dispositivos de Media Center Extender, introduzidas nesta versão, contam com o componente de Troca Rápida de Usuário, mas este componente deve ser desativado, a fim de participar de um domínio. [ 30 ] [ 31 ]
Os requisitos de hardware [ editar ]
Media Center tem requisitos de hardware mais elevados do que outras edições do Windows XP. MCE 2005 requer pelo menos um processador de 1.6 GHz, DirectX 9.0 com aceleração de hardware GPU (ATI Radeon 9 series ou nVidia GeForce FX Series ou superior) e 256 MB de sistema RAM . Algumas funcionalidades, como o suporte Media Center Extender, o uso de vários sintonizadores, ou HDTV a reprodução / gravação traz requisitos de sistema superiores.
Media Center é muito mais restrito na faixa de hardware que suporta a maioria dos outros software DVR soluções. Sintonizadores Media Center deve ter uma interface de driver padronizada e eles (originalmente) necessário um hardware MPEG-2 codificador, fechado legenda de apoio, e uma série de outras funcionalidades. Controles remotos do Media Center são padronizados em termos de rótulos de botões e funcionalidades, e, até certo ponto, o layout geral.
Tablet PC Edition [ editar ]
Esta seção não cita nenhuma fonte ou referência . (Julho de 2010) |
Esta edição destina-se a computadores especialmente concebidos / laptop chamados PCs tablet . Windows XP Tablet PC Edition é compatível com uma tela sensível ao caneta, apoiando notas manuscritas e telas com orientação retrato. Inicialmente, uma versão de varejo não poderia ser comprado separadamente de um tablet PC, mas em agosto de 2004, tornou-se universalmente disponível, sem custos como parte do Service Pack 2 para o Windows XP. Ao contrário do Windows XP Media Center Edition , que não está disponível em forma de licença de varejo ou volume, uma versão de licença de volume também foi disponibilizado.
Tablet PC Edition é um super conjunto do Windows XP Professional, a funcionalidade de tablet diferença sendo, inclusive entrada alternativa de texto (Tablet PC Input Panel) e os drivers básicos para suporte de hardware específico tablet PC. Requisitos para instalar o Tablet PC Edition inclui um digitalizador tablet ou dispositivo touchscreen, e botões de controle de hardware, incluindo um Ctrl-Alt-Delete botão de atalho, botões de rolagem, e pelo menos um botão de aplicativo configurável pelo usuário.
Houve dois lançamentos:
- Windows XP Tablet PC Edition - A versão original lançada em Novembro de 2002.
- Windows XP Tablet PC Edition 2005 - A versão Tablet PC lançado em agosto de 2004 (codinome Lonestar ) como parte do Windows XP Service Pack 2. A edição de 2005 está disponível como uma atualização de service pack, ou como um novo OEM versão.
Service Pack 2 para o Windows XP Tablet PC Edition inclui 2005 e é uma atualização gratuita. Esta versão trouxe um melhor reconhecimento de escrita e melhorou o painel de entrada, permitindo que ele seja usado em quase todas as aplicações. O painel de entrada também foi revisado para estender os serviços de reconhecimento de fala (de entrada e de correção) para outras aplicações.
O software incluído [ editar ]
Windows XP Tablet PC Edition é baseado no Windows XP Professional e inclui todos os recursos de software fornecidas nele. Além disso, ele inclui alguns dos seguintes componentes:
- Painel de Entrada do Tablet PC
- Diário do Windows
- Sticky Notes
- InkBall
- Azul Energia tema
Os seguintes pacotes transferíveis lançadas pela Microsoft adicionar mais funcionalidades:
- Microsoft Experience Pack
- Art Ink
- Ink Crossword
- Área de Trabalho Ink
- Media Transfer
- Ferramenta de Recorte 2.0
- Education Pack
- Tinta Flash Cards
- Equation Writer
- GoBinder Lite
- Hexic luxo
Tecnologia [ editar ]
Windows XP Tablet PC Edition utiliza o objeto de tinta como um meio de entrada e armazenamento de dados. Este é um tipo de dados criado como parte da API do Windows XP Tablet PC Edition que permite aos usuários manipular e processar dados escritos à mão, incluindo os resultados de reconhecimento e, em alguns casos, a informação de pressão para cada parte do curso. Propriedades da tinta pode ser alterada da mesma maneira como propriedades de outros objetos, e os dados podem ser salvos para permitir consultas futuras. Muitos aplicativos de referência do objeto Ink também permitem anotações à mão para ser filtrada e procurou através de, com base nos resultados de reconhecimento armazenados quando Ink é salvo.
Integrado com o sistema operacional é um Tablet PC Input Panel (TIP), que permite escrita manual para ser convertido em texto para uso na maioria dos aplicativos de tela não-integral. O reconhecimento de escrita manual integrado no Windows XP Tablet PC Edition 2005 pode reconhecer de impressão, cursive, escrita ou mista. Precisão pode ser aumentado, configurando o reconhecedor de esperar escrita canhoto ou escrever com a mão direita. Reconhecimento em uma variedade de idiomas está disponível com a instalação de um pacote de reconhecedor . O motor de caligrafia não podem ser treinados para reconhecer um estilo de escrita particular, para que o usuário deve modificar sua escrita para ser melhor reconhecido pelo sistema, a fim de usar esse recurso de forma eficaz.
Funcionalidade de reconhecimento de voz também é incorporada no painel de entrada Tablet. Em comparação com as versões anteriores, uma melhoria substancial motor de reconhecimento de voz versão 6 (que também vem com o Office 2003) e um tutorial, assistente microfone e módulos de formação estão incluídos. É possível ditar texto usando discurso em determinadas aplicações suportadas e controlar a interface gráfica e aplicativos do Windows usando o discurso, embora as melhorias de precisão ainda feitas no Windows Vista superar esses recursos. Uma atualização para o Windows XP Tablet PC Edition contendo Análise de tinta e suporte API StylusInput introduzido no Windows Vista também está disponível.
Subscrição e edições pré-pagos [ editar ]
Em 2006, a Microsoft disponibilizou duas edições adicionais do Windows XP Home Edition para fabricantes de hardware que queriam fornecer baseado em assinatura, ou pagar como você ir com sede em[ esclarecimentos necessários Link para corrigir artigo ] modelos para a venda de computadores. Estas edições, nomeados Windows XP Home Edition para computadores de assinatura, e Windows XP Home Edition para computadores pré-pago, respectivamente, fazem parte do " Microsoft FlexGo iniciativa ", descrito em um comunicado de imprensa emitido pela empresa como", [fazer] PCs mais acessíveis por reduzindo drasticamente o custo de entrada e permitindo aos clientes para pagar o computador como eles usá-lo, através da compra de cartões pré-pagos. Testes de mercado estão começando primeiro nos mercados emergentes, onde o acesso inadequado ao crédito ao consumo, a renda imprevisível e os altos custos de entrada impedem muitos consumidores de a compra de um computador. " [ 32 ] Estas edições foram direcionados para mercados emergentes como Índia, Brasil, Hungria e Vietnã.
Ambas as edições contêm componentes adicionais que reforçam os modelos de assinatura via medição. [ 33 ] A medição é normalmente aplicada com um componente de hardware para evitar adulterações. A instalação do Windows opera em "modo normal", "modo de acesso limitado", ou "Hardware Locked Mode", dependendo do estado da subscrição. Quando um computador tem um saldo positivo de tempo, ele opera em "modo normal" e funciona como uma máquina normal do Windows XP Home Edition. Quando o equilíbrio do tempo expirar, a máquina irá operar em "modo de acesso limitado" por um período de tempo definido pelo fabricante do hardware (cinco horas por padrão) antes de entrar em "Hardware Locked Mode". Em modo de acesso limitado, a tela usa configurações de alto contraste e de baixa resolução, e em Hardware Locked Mode, o sistema operacional é desativado completamente, e uma mensagem é exibida na inicialização com instruções sobre como reativar a máquina .
Edições de 64 bits [ editar ]
Duas edições distintas do Windows XP foram liberados para suportar hardware de 64 bits.
Windows XP 64-Bit Edition [ editar ]
"Windows XP 64-bit Edition" redireciona aqui. Não deve ser confundido com o Windows XP Professional x64 Edition .
Windows XP 64-Bit Edition foi projetado para rodar em Intel Itanium família de microprocessadores em sua nativa IA-64 modo.
Duas versões do Windows XP 64-Bit Edition foram liberados:
- Windows XP 64-Bit Edition para sistemas Itanium, Versão 2002 - Baseado no Windows XP base de código , foi lançado simultaneamente junto com a versão de 32 bits do Windows XP em 25 de outubro de 2001. [ 34 ]
- Windows XP 64-Bit Edition, Versão 2003 - Com base em Windows Server 2003 codebase, que adicionou suporte para o Itanium 2 . processador, foi lançado em 28 de março de 2003 [ 35 ]
Esta edição foi interrompido no início de 2005, após a Hewlett Packard , a última distribuidora de estações de trabalho baseados em Itanium, parou de vender sistemas Itanium comercializados como "estações de trabalho". [ 36 ] Em julho de 2005, o Windows XP 64-Bit Edition não é mais suportado, e já não há mais atualizações de segurança foram disponibilizados.
Windows XP 64-Bit Edition não foi comercializado como a versão Itanium de outras edições do Microsoft Windows XP, mas foi uma edição em separado, feita exclusivamente para o processador Itanium e suas instruções de 64 bits. É, sobretudo, análogo ao Windows XP Professional, mas inúmeras tecnologias mais antigas, tais como DAO, banco de dados Jet , ntvdm e Windows on Windows não estão mais presentes, assim, apoiar para MS-DOS e Win16 aplicações está ausente. A versão original também não tem a maioria dos aplicativos de mídia, como o Windows Media Player , NetMeeting , Windows Movie Maker , e gravação de CD integrado, embora WMP e NetMeeting foram adicionados na versão de 2003.
Semelhante à capacidade dos portos arquitetura alternativas anteriores do Windows ( Windows NT 4.0 para PowerPC , MIPS R4x00, e Alpha ) para executar código x86 de 16 bits via Windows on Windows , Windows XP 64-Bit Edition pode executar x86 padrão de 32 bits aplicações por meio de sua WOW64 (Windows-on-Windows de 64-bit) emulação camada. Enquanto o processador Itanium original contém um on-chip IA-32 decoder, foi considerado demasiado lento para uso sério (rodando a cerca de 400 MHz), para a Microsoft e Intel escreveu de um software de 32 para tradutor de 64 bits apelidado de IA-32 Camada de Execução . Ele permite a tradução em tempo real de 86 instruções de 32 bits em IA-64 instruções, permitindo que aplicativos de 32 bits para executar (embora muito mais lentamente do que o código nativo).
Windows XP Professional x64 Edition [ editar ]
Ver artigo principal: Windows XP Professional x64 Edition
Esta edição oferece suporte a x86-64 extensão da arquitetura IA-32 da Intel. x86-64 foi implementado pela AMD como "AMD64", encontrado em AMD Opteron , Athlon 64 fichas (e em alguns Sempron processadores), e implementado pela Intel como "Intel 64" (formalmente conhecido como IA-32e e EM64T), encontrado em alguns da Intel Pentium 4 e mais de chips da Intel posteriores. Foi lançado em 25 de abril de 2005. [ 37 ]
Windows XP Professional x64 Edition usa a versão 5.2.3790.1830 de binários centrais do sistema operacional, [ 38 ] a mesma versão usada pelo Windows Server 2003 SP1 como eram as versões mais recentes durante o desenvolvimento do sistema operacional.Mesmo os service packs e atualizações para o Windows XP x64 e x64 do Windows Server 2003 são distribuídos em pacotes unificadas, [ 39 ] muito da maneira como o Windows 2000 Professional e Server edições x86.
Durante as fases iniciais de desenvolvimento (2003-2004), o Windows XP Professional x64 Edition foi nomeado Windows XP 64-Bit Edition para x86 Extended Systems e, mais tarde, o Windows XP 64-bit Edition para sistemas estendidos , ao contrário de 64-Bit Edition para Itanium Sistemas .
Limitações [ editar ]
Existem alguns problemas comuns que surgem com o Windows XP Professional x64 Edition.
- Versões de 64 bits do Windows não incluem NTVDM ou do Windows no Windows , então o MS-DOS ou 16-bit aplicativos do Windows não será executado. Alguns programas de 32 bits (tipicamente mais velhos) têm instaladores de 16 bits que não serão executados no x64 Edition, com exceção de alguns instaladores de 16 bits, como versões de configuração ACME 2.6, 3.0, 3.01, 3.1 e InstallShield 5.x codificado em WoW64 . [ 40 ]
- Somente drivers de 64 bits são suportados. [ 40 ]
- Quaisquer de 32 bits Windows Explorer extensões de shell deixar de trabalhar com 64 bits do Windows Explorer. No entanto, o Windows XP x64 Edition também vem com um 32-bit do Windows Explorer. [ 41 ] É possível torná-lo o padrão do Windows Shell. [ 42 ]
- Prompts de comando não irá carregar em tela cheia.
- Não contém um componente Web Extender Client para pastas da Web (WebDAV). [ 43 ]
- Verificação ortográfica não está disponível no Outlook Express. [ 44 ]
- IEEE1394 (FireWire) de áudio não é suportado. [ 45 ]
Service Packs [ editar ]
A versão RTM do Windows XP Professional x64 Edition é baseado no Windows Server 2003 Service Pack 1 base de código. [ 46 ] Pela mesma razão, o Service Pack 2 para o Windows XP x64 Edition, lançado no dia 13 de março de 2007, não é o mesmo que Service Pack 2 para as versões do Windows XP de 32 bits. [ 47 ] Na verdade, devido à data de lançamento antes da versão de 32 bits, muitas das características chaves introduzidas pelo Service Pack 2 para as edições de 32 bits (x86) de Windows XP já estavam presentes na versão RTM do seu 64-bit (x86-64) contraparte. [ 46 ] Service Pack 2 é o primeiro eo último service pack lançado para o Windows XP Professional x64 Edition.
Compatibilidade de software [ editar ]
Windows XP Professional x64 Edition usa uma tecnologia chamada do Windows-on-Windows de 64 bits (WOW64), que permite a execução de 32 bits x86 aplicações. Foi empregada pela primeira vez em Windows XP 64-Bit Edition (para o Itanium ), mas depois reutilizada para os "x64 Editions" do Windows XP e Windows Server 2003.
Desde o x86-64 arquitetura inclui apoio a nível de hardware para obter instruções de 32 bits, WOW64 muda o processador entre os modos de 32 e 64 bits. Segundo a Microsoft, o software de 32 bits em execução no WOW64 tem um desempenho semelhante ao executar sob Windows de 32 bits, mas com menos tópicos possíveis e outras despesas gerais. [ 48 ] Todos os processos de 32 bits são mostrados com * 32 no gerenciador de tarefas, enquanto processos de 64 bits tem nenhum presente texto extra.
Embora as aplicações de 32 bits pode ser executado de forma transparente, a mistura dos dois tipos de código dentro do mesmo processo não é permitido. Um aplicativo de 64 bits não é possível vincular contra um 32-bit biblioteca ( DLL ) e, da mesma forma, uma aplicação de 32 bits não é possível vincular a uma biblioteca de 64 bits. Isso pode levar à necessidade de desenvolvedores da biblioteca para fornecer ambas as versões binárias de 32 e 64 bits de suas bibliotecas. Windows XP x64 Edition inclui os 32 e 64 bits versões do Internet Explorer 6 , a fim de permitir a possibilidade de que alguns plugins de navegador de terceiros ou ActiveX controles podem ainda não estar disponível em versões de 64 bits.
Drivers e serviços de 32 bits mais antigos não são suportados pelo Windows de 64 bits, mas de vídeo e áudio codecs , como XviD ou OggDS (que são de 32 bits DLLs ), são suportados, desde que o media player que usa-los é de 32 bits bem.
Não de 64 bits do Windows não inclui NTVDM ou do Windows no Windows , por isso não há suporte nativo para a execução do MS-DOS ou 16-bit aplicativos do Windows, como os escritos para o Windows 3.1 .
Vantagens [ editar ]
O principal benefício de se mudar para 64 bits é o aumento no máximo allocatable memória virtual . Um processo padrão único em um 32-bit sistema operacional Windows é limitado a um total de 2.093.056 kilobytes (2 GB menos uma página de 4 KB), enquanto as grandes endereço consciência [ 48 ] processos de 32 bits pode alocar até 4 GB. Windows XP x64 pode suportar muito mais memória; embora o limite teórico de memória de um computador de 64 bits pode endereçar é cerca de 16 exabytes , o Windows XP x64 é limitada a 128 GB de memória física e 8 terabytes de memória virtual por processo, enquanto o limite prático é geralmente o tamanho do arquivo de paginação.
Windows XP Professional x64 Edition e Windows XP 64-bit Edition versão 2003 são as únicas versões do Windows XP para incluir o Internet Information Services 6.0, que corresponde à versão fornecida com o Windows Server 2003 ; outras versões do XP incluem 5.1. Versões do Windows XP de 64 bits também são imunes a certos tipos de vírus e malwares que têm como alvo sistemas de 32 bits, uma vez que a maioria dos arquivos de sistema são de 64 bits. Os registros extras da arquitetura x86-64 podem resultar em melhorias de desempenho em determinados tipos de aplicações, mas mais frequentemente do que não, irá resultar em uma ligeira queda no desempenho quando comparado com o mesmo aplicativo implementado no código x86 de 32 bits em execução no Windows XP 32 bit edições.
Edições para sistemas embarcados [ editar ]
Veja também: Windows Embedded
A Microsoft lançou três edições do Windows XP que são direcionados para desenvolvedores de dispositivos embarcados, para utilização em electrónica de consumo específicos, set-top boxes , quiosques / caixas eletrônicos , dispositivos médicos, jogos de arcade, terminais de ponto-de-venda, e Voice over Internet Protocol ( VoIP componentes). [ 49 ]
Windows XP para Sistemas Embarcados [ editar ]
Windows XP para Sistemas Embarcados é uma edição do Windows XP que contém o conjunto completo de recursos do Windows XP Professional, mas tem restrições à concessão de licenças que exigem que o dispositivo resultante de arrancar diretamente para ofabricante de equipamento original aplicativo.
Em abril de 2008, esta edição é comercializado como parte do "Windows Embedded Empresa" da marca, que inclui tanto este lançamento e seu sucessor, o Windows Vista para Sistemas Embarcados .
Windows XP Embedded [ editar ]
Windows XP Embedded, comumente abreviado "XPe", é uma versão modular da edição Professional do Windows XP. Um fabricante de equipamento original é livre para escolher apenas os componentes necessários, reduzindo assim a pegada do sistema operacional e também reduzir a área de ataque, em comparação com o XP Professional. Ao contrário do Windows CE , o sistema operacional da Microsoft para dispositivos portáteis e eletrônicos de consumo, XP Embedded oferece a plena API do Windows e suporte para toda a gama de aplicações e drivers de dispositivos escritos para Microsoft Windows. Os requisitos do sistema afirmam que XPe pode ser executado em dispositivos com pelo menos 32 MB Compact Flash , 32 MB de RAM e um P-200 microprocessador . XPe foi lançado em 28 de novembro de 2001. Em outubro de 2008, a versão mais recente é o Windows XP Service Pack 3 integrado.
Os dispositivos direcionados para XPe incluíram Automatic Teller Machines , jogos de arcade , máquinas caça-níqueis , caixas registradoras , industriais robótica , thin clients , set-top boxes , Network Attached Storage (NAS),relógios de ponto , dispositivos de navegação, locomotivas, etc. [ 49 ] versões personalizadas do sistema operacional pode ser implantado em qualquer coisa, mas um PC de pleno direito; embora XPe suporta o mesmo hardware que suporta XP Professional ( x86 arquitetura), restrições de licenciamento impedir que ele seja implantado para PCs padrão. No entanto, a Microsoft fez algumas excepções a esta regra, permitindo XPe ao lado de um OEM instalação padrão do Windows. Alguns notebooks da Dell contêm uma instalação embutida XP como parte do MediaDirect recurso 2.0, e eles também foram encontrados em alguns queridos Acer, bem como o Samsung Q1.
Windows Embedded Standard 2009 conseguiu XPe em 2H 2008. O Windows Embedded Standard 2009 é derivada a partir do Windows XP Embedded desde que a Microsoft no momento de seu desenvolvimento não tem uma versão dividida em componentes do Windows Vista. [ 50 ] Windows Embedded Standard 2009 inclui Silverlight , .NET Framework 3.5 , Internet Explorer 7 , Windows Media Player 11 , RDP 6.1 , Network Access Protection , Microsoft Baseline Security Analyzer e suporte para ser gerido pelo Windows Server Update Services e System Center Configuration Manager . [ 51 ]
Windows Embedded Standard 7 conseguiu Windows Embedded de 2009, em abril de 2010 e é uma versão dividida em componentes do Windows 7.
Características [ editar ]
- Escreva Filtros
- XPe inclui componentes conhecidos como filtros de gravação , que podem ser usados para filtrar gravações de disco. Os volumes podem ser marcadas como somente leitura usando esses filtros e todas as gravações para que possa ser redirecionada. Aplicações em modo de usuário não estão cientes dessa filtragem gravação. Navios XPe com dois filtros de gravação:
- Enhanced Write Filter (EWF): Protege um sistema a nível de volume. Ele redireciona todo o disco escreve para uma unidade protegida, para a memória RAM ou um disco separado. EWF é extremamente útil quando usada em Thin Clients que têm memória flash como fonte de inicialização principal.
- Arquivo Write Baseado Filter (FBWF): Permite a configuração de arquivos individuais como leitura / gravação em um volume protegido
- Bota USB
- XPe adiciona uma opção de inicialização USB para o Windows. Um dispositivo XPe incorporado pode ser configurado para inicializar a partir de um drive USB.
- Boot CD
- Um dispositivo XPe pode ser configurado para iniciar a partir de um CD-ROM . Isso permite que o dispositivo para inicializar sem a exigência de ter um físico unidade de disco rígido , bem como fornece um "boot fresco" cada vez que a imagem é inicializado (a propriedade herdada pelo fato de que o sistema operacional está sendo iniciado a partir de uma mídia somente leitura ). Uma desvantagem dessa tecnologia é a atualização ou manutenção a imagem requer o processo completo da imagem de execução configurando para ser concluída, mais uma vez, do início ao fim.
- Inicialização de rede
- Um dispositivo XPe pode ser configurado para iniciar a partir de uma rede configurada corretamente. Sinônimo de CD de inicialização, inicialização de rede elimina a necessidade de ter o disco rígido físico, bem como proporcionar o comportamento "boot fresco". Um bônus para inicialização de rede que é a capacidade de manutenção da imagem de instalação já. Uma vez que a imagem é atualizada a imagem é simplesmente lançado para o servidor RIS e uma vez que os clientes estão reiniciado eles receberão a imagem atualizada.
Windows Embedded para ponto de serviço [ editar ]
Ver artigo principal: POSReady Windows Embedded
Windows Embedded para ponto de serviço é uma especialização do Windows XP Embedded. Foi lançado em 25 de maio de 2005, e centra-se no ponto de venda mercado de dispositivos, tais como bombas de combustível, Self Checkout estações, terminais de autoatendimento e caixas registradoras. [ 49 ] Ele não está disponível para compra diretamente da Microsoft, mas é em vez licenciado para fabricantes de equipamentos originais. [ 52 ]
Windows Fundamentals for Legacy PCs [ editar ]
Ver artigo principal: Windows Fundamentals for Legacy PCs
Em julho de 2006, a Microsoft introduziu uma variante "thin-client" do Windows XP Embedded chamado Windows Fundamentals for Legacy PCs , que visa máquinas antigas (tão cedo quanto o Pentium original). Ele está disponível apenas para Software Assurance clientes. Ele é destinado para aqueles que gostaria de atualizar para o Windows XP para tirar partido das suas capacidades de segurança e de gestão, mas não pode dar ao luxo de comprar um novo hardware.
0 comentários:
Postar um comentário